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IA Emocional + CX = Exponencialidade

  • Foto do escritor: Joao Vicente Alvarenga
    Joao Vicente Alvarenga
  • 8 de mai.
  • 2 min de leitura

Prestes a completar cem anos, o Grupo Fleury tem mostrado que inovação e tradição podem andar juntas. A empresa vem incorporando Inteligência Artificial em diferentes etapas dos processos clínicos e operacionais, um movimento que está transformando desde a análise médica até a experiência dos pacientes nos canais digitais.

Um dos exemplos mais marcantes está no uso de algoritmos de IA em todos os equipamentos de tomografia computadorizada. A tecnologia atua como um verdadeiro copiloto médico, ajudando na identificação precoce de condições críticas, como tromboembolismo pulmonar e hemorragias intracranianas.

Além de apoiar na interpretação dos exames, esses sistemas também auxiliam na priorização de casos mais graves, agilizando a tomada de decisão e, potencialmente, salvando vidas.


Em parceria com a startup Huna, o Grupo também está desenvolvendo uma ferramenta de estratificação de risco para detecção de câncer de mama por meio de exames simples e amplamente disponíveis, como o hemograma. A proposta é tornar o rastreamento da doença mais acessível, com custos mais baixos e mais rapidez na identificação de pacientes com maior risco.

Em outra frente, o Fleury prepara-se para aplicar IA na leitura de mamografias, o que pode significar diagnósticos mais rápidos e precisos para uma condição que afeta cerca de 60 mil mulheres por ano no Brasil.


Outro avanço importante está nos exames de ressonância magnética. Com a técnica de “aceleração por compressão de sensibilidade”, é possível reduzir consideravelmente o tempo de realização dos exames, sem perder a qualidade das imagens.

Além dos ganhos clínicos, nos aplicativos há funções desde agendamento on-line até suporte por mensagens e chats.


“Vale também mencionar a redução no tempo de espera dos pacientes, a otimização da agenda e a redução de erros e flexibilidade – possibilitando cancelamentos e alterações de horários de qualquer lugar, com autonomia”, destaca João Alvarenga, diretor-executivo de TI, Digital e Dados do Grupo Fleury.


Esses avanços já mostram resultados práticos. Segundo Alvarenga, a taxa de aprovação dos consumidores chega a 90%, reforçando o impacto positivo da tecnologia na jornada do paciente.


Outro destaque é o agente virtual, que hoje responde por quase metade dos atendimentos sem a necessidade de intervenção humana, com 84% de acerto nas ações operacionais. “Nosso foco sempre foi oferecer uma jornada mais fluida, eficiente e personalizada. Os avanços que tivemos mostram que estamos no caminho certo.”


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