top of page

GenAI gera economia de R$4,5 milhões e reduz falhas logísticas no Grupo Fleury

  • Foto do escritor: Joao Vicente Alvarenga
    Joao Vicente Alvarenga
  • 21 de jan.
  • 2 min de leitura

Em 2025, o Grupo Fleury aprofundou a incorporação de Inteligência Artificial Generativa em sua estratégia digital, ampliando aplicações que já vinham sendo testadas desde 2024 em processos clínicos, atendimento e operações internas. Segundo João Vicente Alvarenga, diretor executivo de TI e Digital, a companhia vem utilizando GenAI para classificar riscos clínicos com base em resultados de exames e protocolos médicos, enriquecer e padronizar bases de dados e acelerar fluxos operacionais, como resumo de laudos e identificação automática de informações relevantes. A tecnologia também foi integrada ao chatbot no aplicativo voltado ao cliente final, ampliando a capacidade de atendimento digital e permitindo autosserviços completos de agendamento, notas fiscais, convênios, exames e vacinas. A solução combina modelos GPT-4o a uma biblioteca interna de NLP, garantindo conversas naturais com fluxos estruturados e controle de custo.


Os ganhos já mensurados reforçam o impacto da GenAI na operação clínica e digital. No campo assistencial, soluções baseadas em IA auxiliaram na análise de 30.109 tomografias em 2024, com 1.421 casos graves priorizados, após engajamento de 100% dos médicos com a tecnologia. Em ressonância magnética, modelos reduzindo em até 50% o tempo de aquisição de imagem permitiram dobrar o número de exames por hora e diminuir o consumo energético por aparelho. No atendimento e na jornada do cliente, iniciativas como agendamento digital, autoabertura de fichas e leitura automatizada de carteirinhas aumentaram produtividade e conveniência. A área logística também registrou impactos relevantes, com redução de 1,4 milhão de quilômetros percorridos em 2023, economia superior a R$ 4,5 milhões e queda de 15% nos insucessos operacionais, além de maior transparência para clientes via WhatsApp.


O texto completo faz parte do "TI Inside 2026: O ano da GenAI?", especial da TI Inside que reúne os principais cases de Inteligência Artificial em todo o Brasil. Baixe gratuitamente: https://lnkd.in/dHFGYdna



Comentários


bottom of page